Comunicação com jipe em Marte não é eficiente desde março de 2010.
Jipe não conseguiu virar painéis solares em direção ao sol antes do inverno.
Após mais de hibernação do veículo Spirit - atualmente na superfície de Marte -, a agência espacial norte-americana (Nasa) começa a desistir do jipe usado para missões de reconhecimento do planeta.
A última comunicação do Spirit aconteceu em 22 de março de 2010. O Spirit não conseguiu voltar seus painéis solares em direção ao sol antes do início do inverno marciano. Atualmente, ele está "atolado" no solo do planeta, sem se movimentar.
Segundo a Nasa, várias tentativas de contato foram feitas durante os 12 últimos meses. Uma das últimas esperanças da agência espacial era a chegada do período com mais sol na região onde o veículo se encontra, mas este intervalo de tempo terminou no último dia 10.
Caso a Nasa não consiga reativar o Spirit nos próximos dois meses, a agência irá concentrar seus esforços apenas no "irmão" Opportunity, outro veículo que também investiga a superfície marciana.
Antes da falha, em 2010, o veículo já apresentava problemas nos seus painéis solares e, mais tarde, duas das seis rodas pararam de funcionar.
0 comentários:
Postar um comentário