terça-feira, 14 de junho de 2011

Argentina cancela retomada de voos devido às cinzas de vulcão


Previsão da Anac argentina era retomar voos às 21h desta segunda.
Vulcão chileno Puyehue entrou em erupção há nove dias, expelindo cinza.


As companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Lan e Austral tiveram que cancelar a retomada de seus voos com origem e destino a Buenos Aires devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue. A nuvem, resultado da erupção do vulcão há nove dias, ainda atrapalha a navegação aérea na região da Grande Buenos Aires.
A previsão é que os aeroportos de Ezeiza (periferia sul) e Aeroparque da Cidade de Buenos Aires, na capital argentina, permaneçam fechados até esta terça-feira (14). Mais cedo, a Associação Nacional de Aviação Civil (Anac) argentina chegou a reprogramar para a noite desta segunda-feira (13), às 21h, os voos que tinham sido cancelados .
Os voos comerciais nos aeroportos Jorge Newbery e Ezeiza (internacional) tinham sido suspensos na noite de domingo pela terceira vez em uma semana devido à nuvem de cinzas procedente do vulcão chileno Puyehue.
Os aeroportos que atendem Buenos Aires, que já tinham sido afetados ao longo de toda a semana passada, foram fechados na tarde de domingo e, segundo previsões meteorológicas, o fechamento prosseguiria por várias horas em consequência da presença das cinzas sobre a região central do país.
EfeitosO transporte aéreo do Cone Sul sul-americano voltou a sofrer as consequência da erupção de um vulcão chileno, que mais uma vez causou o fechamento dos principais aeroportos da Argentina, nesta segunda-feira.
O fechamento do aeroporto internacional de Ezeiza e do aeroporto local Jorge Newbery, na área metropolitana de Buenos Aires, repercutiu principalmente no Chile e no Brasil, onde as companhias aéreas LAN, TAM e Gol cancelaram vários voos para a capital argentina.
ErupçãoO complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle entrou em erupção há nove dias, lançando uma nuvem de fumaça e cinzas que cobriu diferentes cidades e começou a dirigir-se para noroeste por efeito do vento, chegando inclusive ao sul do Brasil.
O aeroporto de Montevidéu também foi afetado e milhares de passageiros de ambos os lados do rio da Prata foram prejudicados, entre eles o secretário-geral da ONU, Ban Ki- moon, cujo avião precisou aterrissar a 800 quilômetros de Buenos Aires.
"A situação é que desde a noite de ontem (domingo) todos os voos foram cancelados. Segundo a projeção da meteorologia, passaremos o dia todo afetados pela presença das cinzas", disse Nelson Rosano, chefe de operações do aeroporto internacional de Carrasco, no Uruguai, onde foram cancelados cerca de 250 voos nos últimos sete dias.
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse que Ban comeu alfajores no café da manhã em um posto de gasolina em Rosario, a 300 quilômetros de Buenos Aires, durante a viagem de carro até a capital.
Cidades cordilheiras argentinas como San Carlos de Bariloche e Villa La Angostura estão cobertas pelas cinzas, que mudaram a cor das águas tradicionalmente azuis de seus lagos.
As duas cidades turísticas estavam praticamente vazias devido ao fechamento dos aeroportos, as aulas foram suspensas e a imprensa local disse que a população encontra dificuldades para conseguir combustível a poucos dias do início da temporada de inverno.
As autoridades decretaram emergência agropecuária na região em consequência das cinzas.
Infográfico vulcão Puyehue - versão 1 (Foto: Arte / G1)

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys