quinta-feira, 26 de maio de 2011

O silêncio de Dilma e a volta de Lula


Antes do que queria e imaginava, Lula volta ao centro do palco político em Brasília
Em tempo:
Só depois de publicar o post abaixo, vi que a presidente Dilma Rousseff saiu pela primeira vez em defesa do ministro Antonio Palocci, garantindo que ele dará todas as explicações, durante cerimônia hoje no Palácio do Planalto. Melhor assim.
***
O silêncio ensurdecedor da presidente Dilma e o desaparecimento do ministro Palocci após as revelações sobre o incomum crescimento da sua renda e do patrimônio em 2010 levaram esta semana o ex-presidente Lula de volta a Brasília para apagar incêndios e fazer articulações políticas muito antes do que ele mesmo queria e imaginava.
Lula estava até evitando dar entrevistas e aparecer em lugares públicos para não ofuscar o protagonismo da nova presidente. Mas, menos de seis meses após deixar o poder, foi obrigado a ocupar o espaço que estava vazio há semanas, com os problemas de saúde de Dilma e o imobilismo político do governo como um todo, que sofreu sua primeira derrota na Câmara na votação do novo Código Florestal e foi obrigado a fazer um balaio de concessões a partidos da base aliada.
Pelo jeito, ninguém o convidou. Foi a sua conhecida intuição que o levou a assumir as rédeas da crise que se alastra, reunindo-se dois dias seguidos com Dilma, Palocci, ministros e parlamentares da base aliada, tentando consertar o estrago. Mais do que ninguém, Lula sabe qual é a dimensão da primeira grande crise enfrentada por Dilma e suas consequências.
Em qualquer hipótese, o governo sai desgastado. Ainda esta semana ousei bancar aqui no Balaio que o ministro Palocci fica no cargo, mas agora já tenho minhas dúvidas porque a cada dia a sua situação se complica. Também não sei se é melhor ficar ou sair, independentemente do que a Procuradoria Geral da União vai decidir sobre as explicações do ministro, que estão demorando muito a ser dadas.
Desta vez, não dá para ficar culpando a imprensa, pois nenhum dos fatos até agora divulgados sobre a repentina fortuna de Palocci foi desmentido. De mais a mais, mesmo após as denúncias contra Palocci, o tratamento dado a Dilma é muito mais respeitoso e condescendente do que o dispensado a seu antecessor.
Em meio à onda de silêncio que assola o Planalto, o único a ainda aparecer em público e falar com a imprensa para defender o governo é o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral. Os dois números de telefone que tenho do gabinete do ministro Palocci só dão sinal de ocupado desde sexta-feira, como se tivessem sido tirados do gancho.
Fora Gilberto Carvalho, ninguém retorna ligações, nem mesmo na área de comunicação do governo. Se isso acontece comigo, que sou amigo e já trabalhei com todos eles, posso imaginar como estarão sendo tratados os outros jornalistas. Não são só os parlamentares que têm razões para se queixar a Lula sobre a falta de diálogo com o governo.
"A presidente sumiu", constata hoje o colega Clóvis Rossi, em sua coluna na Folha, sob o título: "Dilma, cadê você?. Todo mundo gostaria de saber".
A esta altura do campeonato, o desgaste do recém-empossado governo já é tamanho que, mesmo o Ministério Público aceitando as justificativas de Palocci, ele poderá se tornar um estorvo se permanecer no cargo.
De ministro mais forte do governo a desaparecido político, para que serve um chefe da Casa Civil enfraquecido dentro e fora do Planalto? Até quando dura essa agonia? Chega uma hora em que qualquer decisão é melhor do que decisão nenhuma. Se demorar muito, nem Lula resolve.
Vamos também falar das coisas boas da vida. Recebi da amiga jornalista Suely Valente, minha colega na primeira turma da ECA-USP, um convite para a Maifest, tradicional festa de rua do Brooklin, na zona sul de São Paulo.
Como não estarei aqui, já que viajo amanhã cedo para fazer uma reportagem em Campina Grande, na Paraíba, e só volto na segunda-feira, repasso o convite para vocês. Será sábado e domingo, das 10 às 22 horas. Local: ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e
Bernardino de Campos.
Entre as dezenas de barracas de todo tipo, tem duas da Gotas de Flor, entidade que atende crianças e jovens moradores carentes. Além de artesanato, as barracas, na rua Bernardino de Campos,  oferecem boa comida: spätzle, uma massa alemã muito gostosa servida com dois molhos (gulash ou cebola).
FONTE:R7

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys