quinta-feira, 26 de maio de 2011

Corpo do ativista Abdias Nascimento é velado no Rio

Ex-senador e ex-deputado faleceu na segunda-feira (23) aos 97 anos. 

Ele será cremado na sexta-feira (27), na Santa Casa de Misericórdia.

Do RJTV
O corpo do ativista do movimento negro Abdias Nascimento é velado na noite desta quinta-feira (26), na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. Ele morreu aos 97 anos, na segunda-feira (23), de insuficiência cardíaca, de acordo com o Hospital dos Servidores, onde ele estava internado.

Segundo Ivanir Santos, do conselho estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), Abdias sofria de diabetes. Em nota oficial, o hospital informou, ainda, que o ativista estava internado por complicações cardíacas desde o dia 15 de abril.
O corpo Abdias Nascimento chegou à Câmara às 18h, e foi recebido por militantes do movimento negro. Líderes religiosos e também políticos foram ao velório se despedir do ex-senador. Na sexta-feira (27), o corpo do ativista será levado às 11h pelo carro do Corpo de Bombeiros até a Santa Casa de Misericórdia, no Caju, na Zona Portuária, onde será cremado.
Ativista desde a década de 1930, Abdias fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944 e criou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro) em 1981 para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura.

(Veja ao lado vídeo sobre a exposição comemorando os 90 anos de Abdias, em 2004)
Abdias também foi deputado federal, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 1994.

O Ceap divulgou uma nota no fim da tarde. Veja a íntegra:

"O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) manifesta seu profundo pesar pela morte do líder e companheiro Abdias do Nascimento, ocorrida ontem, 23 de maio, às 22:50h. Foi Abdias, para o Movimento Negro, uma lição de coragem, retidão caráter e perseverança em sua luta sem fronteiras de combate ao racismo e pela cultura afro-brasilera."

O governador Sérgio Cabral lamentou a morte do ativista. Leia nota na íntegra:
"Abdias Nascimento foi um grande homem e pioneiro na luta pelos direitos dos negros no Estado do Rio de Janeiro, servindo de exemplo para todo o país. Foi, durante toda a sua brilhante trajetória de vida, um ativista incansável. É incontestável que Abdias Nascimento tenha exercido papel fundamental na garantia dos direitos à população negra. A sua morte é uma perda para toda a sociedade, mas o seu exemplo e as suas conquistas serão para sempre reconhecidos".

(Veja acima entrevista de Abdias no Espaço Aberto, da Globo News, em 2004)
FONTE:G1

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys