domingo, 29 de maio de 2011

Nave Endeavour se prepara para voltar à Terra e virar peça de museu

Ônibus espacial sai da ISS e começa a voltar ao nosso planeta nesta segunda-feira


NasaNasa
Missão da Endeavour é a penúltima de um ônibus espacial

Publicidade
O ônibus espacial Endeavour se prepara para se despedir da ISS (Estação Espacial Internacional), um laboratório que fica a 400 km da Terra, após duas décadas de voos espaciais. Após voltar à Terra, a nave retornará à Terra para se transformar em peça de museu.
A última missão do Endeavour é também a penúltima do programa americano de ônibus espaciais, que depois de trinta anos terminará com o voo do Atlantis à ISS, em julho.
Pouco depois das 8h (horário de Brasília) deste domingo (29), os seis membros da tripulação do Endeavour se despediram dos seis astronautas que vivem a bordo da ISS e embarcaram na nave, cuja aposentadoria faz parte do fechamento do programa de ônibus espaciais da Nasa.
Às 8h23 fechou-se a escotilha entre o Endeavour e a Estação Espacial Internacional – 12 dias, 22 horas e 27 minutos depois do início da missão. A nave deve se desacoplar da ISS às 00h55 desta segunda-feira (30) e se afastar da ISS às 5h36.
Depois disso, serão necessários dois dias de voo até a aterrissagem no Centro Espacial Kennedy (Cabo Canaveral, Flórida), que está programada para as 3h32 (de Brasília) da próxima quarta-feira (1º).
Assim, 16 dias após o início, a nave fechará sua 25ª e última missão espacial, e se preparará para ser enviada a um museu de ciências em Los Angeles (Califórnia). A primeira missão do Endeavour ocorreu em 1992, e em 1998 começou a ser uma peça fundamental no programa de construção e operação da ISS.
Além disso, foi o ônibus espacial mais jovem de uma pequena frota de cinco naves que começaram a operar em 1981 e que vão deixar definitivamente de operar em julho, com a missão do Atlantis.
Durante a missão, a tripulação do Endeavour efetuou quatro excursões espaciais para fazer trabalhos de manutenção e instalar novos componentes na estação espacial.
Os seis tripulantes do Endeavour são o comandante Mark Kelly; o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas de missão Mike Fincke, Andrew Feustel e Greg Chamitoff, e o astronauta da Agência Espacial Europeia Roberto Vittori
FONTE:G1

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys