terça-feira, 5 de julho de 2011

Tudo pronto para o Festival de Monte das Gameleiras

A cidade de Monte das Gameleiras, município do agreste serrano potiguar, será o cenário de uma empreitada gastronômica no "Circuito das Serras". O Festival acontece de 7 a 10 de julho. Gameleiras fica a 125km da capital Natal, numa altitude de 576 metros e temperaturas amenas, em torno dos 11 graus neste período.

De acordo com a chef Sanylle Faraj, coordenadora gastronômica, serão muitos os sabores locais aproveitados nas criações dos chefs. Por exemplo, a utilização gastronômica do feijão ainda na vagem imatura (a vagem verdinha do feijão preto e carioca), também o feijão seco, a fava verde, as carnes de cabrito e cordeiro, galinha caipira, tilápia branca e rosa, goma, beiju, farinha, pinha, entre outros produtos cultivados e criados na região.

"A tilápia rosa é pescada lá embaixo da serra, pois já existem criações do pescado; e a cultura do feijão é muito importante, já que Gameleiras faz fronteira com a Paraíba. São peculiaridades daquela região que queremos experimentar e compartilhar com a comunidade e os turistas", completou Walde Faraj, diretor do festival.

Participam deste festival os chefs Tadeu Lubambo, François Schimitt, Cacau Wanderley, Gabriel Camilo, Thiago Gomes, o sommelier Rodrigo Lima (Gran Cru), Sanylle Faraj, Dona Adalva (Paçoca do Pilão), Sônia Benevides (O Bule), Ângelo Medeiros, Dona Nete, o bartender Marcelo Labre e a nutricionista Juliana Garcia.

Na praça, estarão alguns restaurantes de Natal e da região, e ainda a tenda Degustação Show, que na sexta-feira terá Noite Árabe (Hambúrguer de kafta com coalhada seca, churrasquinho árabe, tabule e Beirute); no sábado, Menu Nordestino com Creme de jerimum e carne de sol, arroz de cordeiro cremoso e carne de sol na nata. Com serviço a la carte, estarão a Ombak, Paçoca de Pilão, Calígula, Minha Massa, Salçaí, confeitarista da região, fondue local, entre outros.

A cozinha-show, em forma de pavilhão, volta a ter o tamanho natural de 10 m x 25 m2 (da época do Festival de Martins e de Caicó), onde serão apresentadas 14 oficinas com chefs e profissionais convidados. O chef Gabriel Camilo abrirá o festival, falando sobre a importância dos ingredientes da região. Dona Adalva e dona Nete farão uma aula sobre como preparar uma galinha caipira; já chef Ângelo Medeiros e uma trupe de palhaços agitam a garotada com oficina  gastronômica infantil. Para a comunidade, a chef Cacau Wanderley falará sobre hortaliças e produtos orgânicos, além de molhos e aromatização de azeites. O chef francês François Schimitt fará a "Oficina criativa la minuta", com o tema galinha. Chef Thiago Gomes fará um "fusion regional" com massa de cordeiro.

O cantor e compositor de forró Jorge de Altinho, é uma das atrações confirmadas. Haverá shows no palco e no coreto, com cantores e bandas locais. Das atrações locais estão confirmadas a Banda Percussiva de Gameleiras,
projeto criado há alguns anos pelo percussionista Jorge Negão; Hélio dos
Teclados, Naldinho Forró Pé de Serra. Mais a banda Forró na Manha,
Macaxeira Jazz, Diogo Guanabara e Coral da Cosern fazendo duas
apresentações. Também estarão animando o coreto a Banda Café, que toca
clássicos do rock, e ainda o intérprete Rodolfo Amaral e a dupla Tiago
e  Santa Fé. Para a garotada, além da oficina infantil com o chef Ângelo
Medeiros, haverá cortejo e teatro com o grupo Tropa Trupe.
FONTE: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys