sexta-feira, 1 de julho de 2011

Test-drive: Fiat Uno duas portas é mais barato, mas vale a pena?

Compacto da Fiat parte de R$ 26 mil e pode ser encontrado em dez opções diferentes

Uno duas portas G 
Divulgação
Modelo 1.0 duas portas parte de R$ 26,6 mil, ou R$ 1.830 a menos do que o carro com quatro portas
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Do R7, com Webmotors (Rodrigo Samy)Na época do lançamento mundial do novo Fiat Uno, afirmamos que o carro tinha potencial para fazer sucesso, apesar de possíveis falhas.

- Espartano, mas com estilo, o novo Uno chega com a herança nominal de um grande campeão de vendas.

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Mude jeito de dirigir e economize até R$ 1.700

Pois é, o velho Uno ainda representa 40% do volume de vendas do Uno. Ou seja, dos 22 mil compactos de entrada comercializados pela Fiat, quase 9.000 são Mille.

Hoje, você tem a possibilidade de comprar dez opções de novo Uno, com diferentes motor e carroceria. Trata-se de uma injeção de adrenalina da Fiat para tornar o mix de vendas cada vez menor para o Mille. Nós avaliamos por uma semana o Uno na carroceria duas portas. A ideia foi apreciar o que mudou e ver se vale levar o modelo nesta opção para casa. Será que vale?

O valor sugerido para o modelo 1.0 na versão duas portas é de R$ 26,6 mil. Na opção testada, 1.4 Attractive, o preço indicado é de R$ 29,8 mil. Tanto na versão equipada com motor 1.0 como na equipada com propulsor 1.4, a diferença de valor para as portas é de R$ 1.830 (R$ 915 por porta).

A conta parece bem simples, até o momento em que você se depara com a seguinte dúvida: levo mais motor ou mais porta? Por exemplo: o Uno 1.0 quatro portas custa R$ 28,48 mil, e se você acrescentar R$ 1.360 à compra, acaba levando um Uno 1.4 de duas portas. Ou seja, as duas portas acrescentadas àquele “milzinho” poderiam significar um leve upgrade de motor.

Uno montagem 1 G
Fiat oferece adesivos para personalização total do novo Uno (Mario Villaescusa)

Outro exemplo: com o mesmo valor das duas portas “sobressalentes” (R$ 1.830), você pode acrescentar ao seu modelo de duas portas uma cor metálica que custa R$ 1.040, e ainda sobra um pouquinho. Outra opção com a grana das portas está em um quase meio ar-condicionado, que tem valor sugerido de R$ 3.030. Se você não estiver satisfeito com o ar, ainda dá para levar com quase o mesmo valor das portas “extras” a direção hidráulica, que tem valor indicado de R$ 2.040. Outros acessórios aplicados ao modelo avaliado, como o kit visual (R$ 190) e a fonte do som (R$ 347), são bem mais em conta.

A ideia do exercício é mostrar que "baixar" para a versão duas portas só é um bom negócio se você realmente não acessa ou usa o banco traseiro. E, se estiver buscando motor ou outros equipamentos, vale a pena abrir mão da versão quatro portas e procurar o modelo 1.4. No rodapé desta avaliação você terá outros argumentos que lhe ajurão na compra do Fiat Uno, como a ficha técnica do modelo.

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Com preço do 1.0 quatro portas e mais uma grana, dá para comprar o 1.4 duas portas (Mario Villaescusa)

Primeiro dia - Retirar o Fiat Uno para avaliação é sempre curioso. Raramente nos atentamos às tonalidades e aos kits que nele estão embutidos. Neste caso, o Attractive 1.4 veio equipado com tudo que existe. Um completão. Em um breve exercício de Monte Seu Carro, no site da Fiat, chegamos ao alto valor de R$ 38 mil. Tudo bem que a ideia dos automóveis de imprensa é mostrar tudo que o modelo pode ter. Porém, quando avaliamos, sabemos que dificilmente encontraremos na praça um equipadão assim. Algo que incomoda no novo Uno é a visibilidade, prejudicada pelas colunas A e C. A letra A aparece nas tangências das curvas e a C, na hora de mudar de faixa. Um martírio que dá para driblar com bom ajuste do retrovisor. No primeiro dia, o percurso foi urbano, por uma distância de 40 km. No trajeto, o Uno se comportou bem e não apresentou surpresas.

Segundo dia - Ao contrário do que imaginei, o Uno pegou de primeira. Ele dormiu em um estacionamento privativo, mas aberto, no centro de São Paulo, naquela que havia sido, até então, a noite mais fria do ano. Sem titubear, saiu, ingressou no trânsito matinal e seguiu para a sede do WebMotors. Durante o trajeto, tive de ficar mais atento do que o normal com as mudanças de faixa. Outro detalhe notado no segundo dia é que, apesar da construção espartana, o Uno evoluiu se comparado com os primeiros modelos, apresentados no seu lançamento. Percebe-se que o popular se acertou com os fornecedores e que as peças estão mais bem encaixadas. A robustez é nítida, principalmente nas ruas irregulares de São Paulo. A primeira média de consumo apontada foi de 7,6 km/l de álcool no circuito urbano, em um total de 150 km rodados sem o ar-condicionado ligado.

Terceiro dia - Fizemos a produção do vídeo sobre o Guia de Compra do novo Uno. Animal! Rolou tudo muito bem, e em breve ela será divulgada aqui.

Quarto dia - Tiramos este belo dia para produzir as fotos do modelo de marca italiana. Também conseguimos obter uma segunda média urbana com o álcool: 8 km/l.

Quinto dia - Levamos o Fiat Uno para tomar um banho e rodar no centro de São Paulo. Queríamos ter um ideia de quanto davam na rua pelo modelo. O resultado? Uma média de R$ 23 mil.

Sexto dia - O Fiat Uno foi passear em Campinas, cidade que é conhecida como a terra das andorinhas e de Carlos Gomes. Fizemos uma média rodoviária de tanque a tanque entre as duas cidades. Em direção ao interior, resultado de 10,4 km/ com álcool. Na volta, 9,4 km/l. Nas duas situações, o ar-condicionado estava desligado e a rotação estava dentro de 2.000 e 2.500 rpm.

Uno montagem 3
Interior é simples, mas tem peças bem encaixadas e visual moderno (Mario Villaescusa)

Movimentação do banco

Se movimentar o banco nos primeiros Unos era ruim, no novo ficou um pouco melhor. A diferença é que basta você girar a alavanca para que o conjunto inteiro vá à frente. O problema é que a volta não é tão fácil assim. Para retornar à posição, o motorista é obrigado a posicionar novamente o encosto do banco, que foi modificado na ação de abertura.

Outro detalhe que incomodou foi um "grilo" no trilho do banco. Não houve martelo que o matasse. O mesmo problema é encontrado nos modelo da linha Celta, aquele eterno nheque-nheque quando o carro passa por saliências no asfalto. Chegamos a parar na concessionária da Fiat, e o vendedor nos indicou uma lubrificação mais reforçada na hora da revisão.
FONTE:R7

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