As obras da duplicação e urbanização da Via Costeira estarão concluídas no mês de maio.
Os investimentos do Governo do Estado nas obras de duplicação e urbanização, iniciadas há um ano, representam um montante de R$ 11 milhões – sendo R$ 8 milhões na duplicação e R$ 3 milhões nos serviços de urbanização e calçadão.
Iniciada há um ano, a obra de duplicação aumentou a largura total da via de 11 para, no mínimo, 14 metros (7 para cada pista de rolamento), facilitando o tráfego de veículos que se aproxima dos 15 mil por dia. A Via Costeira tem 8.880 metros de comprimento e liga as praias de Ponta Negra e Areia Preta.
Os serviços de urbanização contemplam a ampliação e inteira restauração do acesso ao Centro de Convenções de Natal, o acesso ao bairro de Mãe de Luíza, a sinalização – horizontal e vertical, e a iluminação de toda a via.
“As pessoas que trafegam reconhecem o paisagismo e a acessibilidade. Tem chamado também a atenção às melhorias nos trechos de acesso a Mãe Luíza e ao Centro de Turismo”, informa o operário da obra, Francisco Soares.
As obras do Calçadão, que compreende toda a extensão da Via Costeira, contam com serviços de drenagem para evitar inundações nos hotéis, corrimão para facilitar a vida dos pedestres, e acessos urbanizados para vários hotéis.
A nova Via Costeira, que está mais larga e oferecendo mais espaços para o tráfego, será monitorada durante 24 horas através de quatro radares. Levando-se em consideração que a Via Costeira é contemplativa, o limite de velocidade permitido é de 70 km/h.
Segundo o engenheiro Caio Pascoal, diretor de Obras e Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as obras de duplicação da Via Costeira estão sendo feitas dentro do possível permitido. “Os órgãos defensores do Meio Ambiente não permitiram a utilização de nenhum metro do Parque das Dunas, e nós obedecemos”, disse.
Fonte: RN em Foco
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