sexta-feira, 21 de maio de 2010

Doze mil pedras de crack foram apreendidas em Natal só neste ano

Segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal, a capital potiguar vem sendo usada como porta de entrada e saída para o tráfico.



Apreensões de crack viraram rotina no Brasil. E Natal, ao que tudo indica, é um ponto estratégico para a distribuição da droga.

Só neste ano foram apreendidos na capital potiguar quase três quilos de crack, o suficiente para fazer cerca de 12 mil pedras da droga. O dado é do Departamento de Investigações sobre Narcóticos da Policia Civil (Denarc).

Segundo o chefe de investigação do Denarc, Lisandro Moreira, a maior incidência de apreensões é na Zona Norte da cidade. “Não temos um número exato, mas a região lidera no número de apreensões de crack”.

Lisandro falou ainda sobre o motivo que vem popularizando a droga. “Temos visto muitos casos de apreensão porque o crack é uma droga popular. Seu valor é barato. A pedrinha custa cerca de R$5”, disse.

O consumo da droga, entretanto, não tem ficado restrita às classes mais baixas. O crack, segundo Lisandro, chegou à classe média.

Segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal, Natal vem sendo usada como porta de entrada e saída para o tráfico. Geralmente a droga sai de países vizinhos, como o Peru, Colômbia ou Bolívia - maiores produtores mundiais - e chega ao Brasil. Daqui, é distribuída para a Europa.

Como há uma proximidade geográfica e existe um voo regular para Lisboa, Portugal, é comum a apreensão de crack na capital, principalmente no Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Apreensões

Duas grandes apreensões marcaram o primeiro semestre deste ano no Estado. Em fevereiro, a PF fechou um “laboratório de crack” no bairro de Ponta Negra e prendeu um trio com 2,29 kg da droga. Os policiais encontraram na residência duas bandejas contendo crack e mais um forno microondas. A droga era produzida em forma de bolo.

Pelo odor existente no ambiente, tudo indicava que ali estava funcionando uma espécie de “laboratório do crack” e que a droga havia sido processada minutos antes, pois na cozinha foram achados recipientes com resquícios de droga, além de um amolador de faca e sacos plásticos de tamanhos diversos que serviriam provavelmente para embalar o produto.

Já no mês de abril, foi realizada a maior apreensão de crack do Estado neste ano. Há pouco mais de um mês, a PF desbaratou em São Gonçalo do Amarante uma quadrilha composta por dois potiguares, um paulista e um matogrossense, e apreendeu 30,9 kg de crack.

Com os acusados, foram encontrados, entre outros objetos, 60 trouxas de crack. A droga estava imersa em bexigas coloridas dentro do tanque de combustível de um automóvel.

Combate

O aumento no Brasil do consumo de crack - droga que causa dependência rapidamente - tem preocupado o governo. Tanto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (20) um decreto que institui o Plano Integrado para Enfrentamento do Crack e outras drogas.

De acordo com Lula, o governo federal vai investir R$ 410 milhões neste ano para implementar as ações do plano, que atuará em três frentes: prevenção, combate e tratamento.
Fonte: Nominuto.com

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys