terça-feira, 6 de novembro de 2012

Em casa, aluna que deu à luz durante Enem improvisa quarto para o bebê

Após exames, adolescente recebeu alta de hospital em Sidrolândia (MS).
Estudante terá direito a fazer novamente o exame daqui a um mês.

Estudante de 17 anos que deu à luz durante prova do Enem em Sidrolândia MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS) 
Pâmela cuidando do filho Everton (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Dois dias dia após dar à luz o pequeno Everton minutos antes do início da prova final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estudante Pâmela Oliveira Lescano, 17 anos, recebeu alta na noite de segunda-feira (5) e foi para casa, localizada em um assentamento na área rural de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande.
O bebê nasceu no banheiro da escola estadual em que a jovem, que diz não saber que estava grávida, estava fazendo o exame. Nesta terça-feira (6), Pâmela disse ao G1 que o filho ainda não tem um cantinho só para ele porque adaptações ainda estão sendo feitas na casa, que tem dois quartos. Por enquanto, o bebê está dormindo com a mãe.
“Estamos arrumando tudo porque a casa é pequena, não tem muito espaço. Mas a gente vai apertando aqui. Agora é seguir em frente. Vou continuar os estudos e cuidar do Everton”, relatou.
Enquanto ficou internada no Hospital Beneficente Elmíria Silvério Barbosa, Pâmela recebeu várias visitas e telefonemas de felicitações e também ganhou alguns materiais para cuidar do filho.
Estudante de 17 anos que deu à luz durante prova do Enem recebe visita de assistentes sociais em Sidrolândia MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS) 
Gislaine (à dir.) e colega de trabalho durante visita
no hospital (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Na manhã de segunda-feira, a assistente social da prefeitura local Gislaine Lopes de Araújo foi até a unidade hospitalar acompanhada por uma colega para levar banheira, pacotes de fraldas descartáveis, roupas, cobertor e travesseiro. Gislaine explicou ao G1 que foi feito levantamento socioeconômico para ver como a assistência social poderá ajudar a adolescente.
“Nós vamos fazer visita domiciliar para acompanhar a mãe e o filho, checar os exames para ver quais orientações passaremos a ela e listar os benefícios que ela tem direito, como auxílio-maternidade e auxílio-alimentação”, explicou a assistente social.
Segundo a mãe da jovem, a lavradora Leide Oliveira Lima, 44 anos, a família não tem condições de tirar o sustento da terra. Por isso, a renda familiar provém do trabalho do marido em Campo Grande e de um programa social do governo federal.
Estudante de 17 anos que deu à luz durante prova do Enem recebe ajuda em Sidrolândia MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS) 
Jovem ganhou banheira, roupas e pacotes de
fraldas (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Com a chegada do quinto netinho, Leide disse que agora tem que preparar tudo para recebê-lo. “Tem pessoas ajudando a gente, porque o nascimento pegou a gente de surpresa”, afirmou.
Rotina
A jovem mãe terá uma nova chance para prestar as provas do Enem, entre os dias 4 e 5 de dezembro, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Pensando nisso, ela garantiu que continuará aplicada nos estudos, já que está concluindo o ensino médio e tem o sonho de fazer um curso superior – medicina veterinária ou jornalismo.
“Tenho bastante tempo em casa e tenho um trato com minha mãe: ela cuida dos bichos e eu cuido das coisas dentro de casa. Quando eu não tenho nada para fazer, eu pego os livros para estudar e faço minhas anotações”, relatou.
Pâmela disse ainda que costuma levantar na hora do almoço, estudar à tarde e ir para a escola na parte da noite. Rotina que deve mudar com a chegada do pequeno Everton, segundo ela.
Nascimento
O parto da adolescente ocorreu pouco antes das 12h (de MS) de domingo (4), horário de início da prova final do Enem. Pâmela relata que, antes de entrar em sala para prestar o exame, começou a sentir fortes dores e pediu para ir ao banheiro. Lá, instintivamente começou a fazer força até que sentiu a cabeça do bebê.
A estudante gritou por socorro e logo foi atendida por uma técnica de enfermagem, que a auxiliou. Minutos depois chegou a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que levou mãe e filho para o hospital da cidade.
Pâmela afirmou que não sabia que estava grávida e não notou qualquer mudança em seu corpo. "Foi um grande susto para mim, porque sempre tive a menstruação desregulada e tomava injeções de anticoncepcional. Senti muitas cólicas na quinta-feira e fui ao médico, fiz exames mas nem ficaram prontos ainda".
De acordo com o Samu, a central foi acionada por volta das 11h40 (horário de MS) pelo diretor da escola. O bebê nasceu sadio, com 3,05 quilos.
Fonte:G1

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys