segunda-feira, 6 de junho de 2011

Surto causado por E. Coli na Alemanha e em outros países

Ministério da Saúde e a Anvisa divulgaram uma nota técnica para passar as informações à população sobre o surto causado pela bactéria.
De forma bem didática é possível entender a situação atual. De acordo com as primeiras orientações, se trata de um cepa rara da bactéria e as informações estão sendo acompanhadas em tempo real pelas autoridades brasileiras. Até o momento não serão adotadas medidas restritivas pela Anvisa.
Veja as principais informações da nota de esclarecimento:
A bactéria
Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria encontrada naturalmente no intestino de humanos e de animais. A maioria das cepas de E. coli são inofensivas, todavia, algumas podem causar graves doenças transmitidas por alimentos, como é o caso da E. coli enterohemorrágica (EHEC), que produz uma toxina denominada verotoxina ou do tipo Shiga, sendo por isso também chamada de E. coli produtora de verotoxina (VTEC) ou E. coli produtora de toxina Shiga (STEC).
Sintomas
Os principais sintomas da doença provocada pela EHEC são cólicas abdominais severas e diarreia, podendo evoluir para diarreia sanguinolenta. Vômitos e febre também podem ocorrer. O período de incubação, isto é, o tempo entre a transmissão e o início do aparecimento dos sintomas varia de 3 a 8 dias, com média de 3 a 4 dias.
A maioria da população se recupera em 10 dias, mas em pessoas mais vulneráveis, a infecção pode agravar-se, levando à Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU). A SHU é causada por falência renal aguda, anemia hemolítica e trombocitopenia.
Alerta
Em 22 de maio de 2011, a Alemanha notificou o Sistema de Alerta Antecipado e Resposta da Comunidade Europeia (EWRS) relatando um aumento significativo no número de pacientes com diarreia sanguinolenta causada por STEC e SHU.
A investigação teve início naquele país em 24 de maio e no dia 27 de maio foi emitido o primeiro alerta. Em 3 de junho, a OMS atualizou os dados informando um total de 1823 casos notificados na Europa, sendo 552 de SHU (12 casos fatais) e 1115 de EHEC (6 casos fatais).
Na Alemanha, há 520 casos de SHU e 1213 de EHEC. Os demais casos foram notificados na Áustria, Dinamarca, França, Holanda, Noruega, Espanha, Suíça, Reino Unido, República Tcheca e Estados Unidos – mas em quantidades muito menores.
A maioria dos casos ocorridos fora da Alemanha, incluindo os dois casos ocorridos nos EUA, está vinculado a pessoas que estiveram nesse país, especialmente na região norte.
Transmissão
A EHEC é transmitida ao homem pelo consumo de alimentos contaminados, principalmente carne ou leite crus ou mal cozidos. O consumo de vegetais contaminados crus também pode ser uma rota de transmissão. Outra possibilidade é a transmissão de pessoa a pessoa, pela via fecal-oral.
No caso do surto da Alemanha, ainda não foi definida a fonte de contaminação. Estudos preliminares realizados pelas autoridades de saúde apontam três alimentos in natura como mais prováveis fontes: pepino, tomate e alface.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), autoridade que fiscaliza a importação de produtos hortícolas, o Brasil não importa os três alimentos atualmente indicados como mais prováveis fontes da contaminação.
Quantos aos alimentos em conserva importados da Europa, não estão comumente associados a surtos dessa natureza. Isso pode ser explicado porque a produção de hortaliças em conserva, combina duas medidas destinadas ao controle de bactérias e outros microrganismos: a acidificação – por meio da adição de substância ácida ou fermentação – com pasteurização, refrigeração ou adição de conservantes.
De toda forma, vários estudos estão sendo realizados na Europa para a fonte de contaminação, levando-se em consideração que esse tipo de bactéria é raro.
O que a Anvisa recomenda
No momento, não serão adotadas medidas restritivas pela Anvisa e não há motivo de maior preocupação pela população brasileira. A Anvisa avalia atentamente a evolução do surto na Alemanha e em outros países da Europa a fim de garantir uma rápida resposta caso seja necessário.
Recomendamos aos viajantes que estejam se dirigindo à Alemanha, que evitem consumir vegetais crus, em especial, pepinos, tomates e alfaces, até que a origem do surto seja confirmada, e estejam atentos a outras recomendações das autoridades alemãs.
Higiene
Outras medidas de prevenção envolvem procedimentos de higiene e de boas práticas de manipulação de alimentos como: lavagem adequada das mãos antes de preparar, servir ou tocar os alimentos, após o uso do banheiro, após manipular alimentos crus e após contato com animais.
Além disso, pessoas que apresentarem sintomas da doença como diarreia ou vômito não devem manipular alimentos. As frutas e vegetais devem ser lavados adequadamente, especialmente aqueles que forem consumidos crus. Por fim, os alimentos devem ser cozidos a 70°C, pois este é o único método efetivo para eliminar a EHEC de alimentos contaminados.
FONTE: Blog da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys