segunda-feira, 6 de junho de 2011

Psiquiatras criticam tratamento de Crack sem presença de médicos


A Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina (CFM) criticou o modelo de combate ao crack. Para o coordenador do grupo, conselheiro Emmanuel Fortes (3º vice-presidente da entidade), não há tratamento eficaz contra a doença sem a presença do médico.
Em reunião na quinta-feira (2), em Brasília, a Câmara Técnica demonstrou preocupação com o aumento do consumo da droga e com a ineficácia do modelo de enfrentamento proposto pelo Governo, sobretudo na área de assistência psiquiatrica. “O que o Ministério da Saúde faz é maquiar a assistência. O usuário que chegar ao hospital precisa de atenção médica, pois somente este profissional poderá prescrever remédios e tratamentos que podem ajudar a reduzir a possibilidade quadros depressivos e comportamentos violentos dos pacientes”, apontou Fortes.
Para os membros da CT, cada unidade de atenção psiquiátrica deve ter pelo menos um médico responsável e infra-estrutura capaz de auxiliar no tratamento do crack. Os estabelecimentos também devem obedecer o previsto pela Resolução CFM 1.834/2008. A regra determina a obrigatoriedade da presença de médico no local nas 24 horas, com o objetivo de atendimento continuado dos pacientes. Isso, independentemente da disponibilidade médica em sobreaviso nas instituições de saúde que funcionam dando suporte a tais estabelecimentos médicos.
Normas - A Comissão ainda finalizou uma minuta de resolução sobre Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). Segundo o texto proposto, o procedimento poderia ser adotado como ato médico e reconhecido como válido e utilizável na prática médica nacional “com indicação para depressões, alucinações auditivas, zumbidos e dor crônica”. A posição do grupo precisa ainda ser debatida e aprovada pelo plenário do CFM.
O grupo estuda a definição de estabelecimento de assistência médica e de hospitalização para exigir do Diretor Técnico Médico a adequação. Na próxima reunião, a CT de Psiquiatria irá analisar a Comunidade Terapêutica, os CAPS I e II e os Hospitais Psiquiátricos. Será alvo de investigação os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, do sistema penal. Também será analisada pelo grupo, a condição de assistência aos doentes mentais que hoje estão no Sistema Prisional do Brasil em virtude da desestruturação da assistência implementados pelas políticas públicas em psiquiatria.
Participaram também da reunião da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina os especialistas: Antônio Geraldo da Silva, Carlos Alberto Salgado, Carlos Zacarias, Givaldo José Medeiros, Josimar França e Juberty de Souza.
FONTE: Conselho Federal de Medicina - CFM

0 comentários:

Postar um comentário

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS

CARTUCHOS É NA RM CARTUCHOS
clique na imagem e confira as melhores ofertas do mercado em cartuchos compatíveis 100% novos

Veja os jogos do seu time preferido ao vivo pela internet

BRASILEIRÃO 2011

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

BRASILEIRÃO série B

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão

Teste a Velocidade de Sua Internet

Liturgia Diária

Mapa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys